quinta-feira, 2 de junho de 2011

CAMERATA MUSICALE

    Por Nilson Montoril

Camerata Musicale no palco do Teatro das Bacabeiras

            À conta de um importante intercâmbio cultural musical entre o Brasil e a Alemanha, a Freundeskreis der Musikschule Giengem (Escola de Música Giengem), sediada na cidade de Giengem , Província de Baden Wuttenberf, regida pelo maestro Horst Guggenberg e coordenada pelo engenheiro Peter Kraus, apresentou-se em Macapá, nos dias 17 e 18 de maio de 2005.  Acostumada a fazer a rota Nordeste-Sul, a Camerata Musicale acatou as sugestões do maestro cearense Poty  Fontenele e do tenor Mauro Luiz, este último amapaense que então residia na capital alencarina e participava de uma orquestra em Fortaleza, para iniciar a costumeira turnê artística exibindo-se no setentrião brasileiro. A importante orquestra realizava essas excursões anualmente para divulgar seu trabalho e aperfeiçoar os conhecimentos de seus integrantes. A Camerata não cobrou cachê por suas apresentações, mas os patrocinadores tiveram que arcar com as despesas de hospedagem, alimentação e transporte em âmbito local. As passagens aéreas foram pagas pelos próprios músicos. A VARIG, Viação Aérea do Rio-Grandense S.A. prestou memorável apoio aos alemães, concedendo-lhes um trecho grátis em cada três trechos comprados. Depois que a VARIG encerrou suas atividades entre o Brasil e a Alemanha a excursão da Camerata Musicale se tornou impraticável. 


Próximo ao altar, os músicos alemães se apresentaram na Igreja de São José


                            A vinda da Camerata a Macapá só foi possível graças ao empenho do Nilson Montoril de Araújo Júnior, que se desdobrou na tarefa de conseguir patrocinadores no Estado do Amapá. A busca por patrocínio foi penosa. Acostumados a promover apenas eventos regionais, quase sempre apadrinhados por políticos com poder de mando no governo, os órgãos gestores da cultura amapaense custaram a decidir-se pelo apoiamento ao empreendimento. Muito persistente, o jovem Montoril Júnior não esmoreceu e manteve permanente contato com as entidades convidadas para patrocinarem o show de música erudita. Outro detalhe interessante no trabalho que ele realizou precisa ser evidenciado.

Nilson Montoril Júnior e o maestro Horst Guggenberger
Por exigência dos alemães, as apresentações da Camerata Musicale no Teatro das Bacabeiras foram franqueadas ao público e o promotor não obteve sequer um centavo de vantagem financeira. No decorrer das apresentações da Camerata Musicale apresentaram-se em destaque os solistas Berthold Guggenberger (violino) e seu irmão Roman Guggenberger (violoncelo), ambos filhos do maestro Horst Guggenberg. Hospedados no Hotel San Marino, no bairro Jesus de Nazaré, os músicos tiveram como vizinho o bioquímico Rugatto Boettger, radicado em Macapá desde 17 de fevereiro de 1968. Embora o coordenador da Camerata, Piter Kraus fale fluentemente o português, pois trabalhou nas obras da Hidrelétrica de Itaipu, o catarinense Rugatto foi encarregado de falar à platéia do Teatro das Bacabeiras traduzindo as palavras proferidas pelo Maestro Horst Guggenberger. Rugato é natural de Blumenau, Santa Catarina, fala a língua germânica, pois descende de alemães. Seu sobrenome significa “fabricante de barril”. Aliás, o Rugato teve uma atuação valiosa em termos de apoio logístico aos esforços do Nilson Montoril Júnior. 
O tenor amapaense Mauro Luiz Fereira da Silva interpreta a música "Ave Maria" na Igreja de São José

Os músicos alemães também de apresentaram no Tribunal de Justiça e na Igreja de São José. No templo católico fizeram uma homenagem ao Bispo Diocesano D. Pedro José Conti. Em todos os momentos marcou presença o tenor Mauro Luiz que atualmente reside em Macapá e sempre é requisitado para cantar em solenidades especiais. Os patrocinadores foram: a operadora de telefonia celular TIM, o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá e o Governo do Estado.

Adna,Ana Melo,Rosa Araújo,Nilson Montoril, Horst Guggenberger,Nilson Montoril Júnior, Peter Kaus,Rugatto Boetteger e a esposa Celina, Berthold Geggenberger, no palco do Teatro das Bacabeiras.

Os músicos alemães ficaram encantados com a recepção do povo amapaense e com as belezas naturais de Macapá. Utilizando o barco “Tribuna”, do TJAP, eles tiveram a oportunidade de singrar as águas barrentas do braço norte do Rio Amazonas e saborear iguarias regionais. A Camerata Musicale permanece desenvolvendo suas atividades em Giengen, mas o Maestro Horst Guggenberger, aposentado, passou a batuta e a regência ao filho Berthold. A vinda da Camerata Musicale a Macapá provou que os amapaenses curtem sim a música erudita. Ao deixar a cidade de Macapá, a Camerata Musicale exibiu-se em Fortaleza, Maceió, Aracajú e São Paulo.

Nenhum comentário: