sábado, 21 de abril de 2012





 SUBMARINOS ALEMÃES AFUNDADOS NA COSTA DO AMAPÁ

 Por Nilson Montoril

Avião americano Martin PMD 3B que afundou o submarino alemão U-513 no litoral de Santa Catarina

                        A Kaiserliche Marine da Alemanha utilizou 1.168 submarinos na II Guerra Mundial.  Seus adversários afundaram 800 e cerca de 150 atuaram no litoral norte-americano, no caribe e em águas brasileiras, afundaram 33 navios mercantes que transportavam matérias primas para os Estados Unidos da América. Os alemães identificavam estas poderosas armas como “Unterseeboat”, que literalmente quer dizer “pequeno barco de baixo-de-água”. De forma simplifica, usavam a letra U e um número para identificá-los. Singrando as águas atlânticas, entre os Estados Unidos e o Golfo do México, os U-boats tinham o propósito de afundar navios de carga que transportavam suprimentos e material bélico dos Estados Unidos e Canadá para a Europa. Eram, basicamente de dois tipos: o IXC( nove c) e VII( sete c). Causaram muito estrago até o momento em que os Estados Unidosentraram no conflito e passaram a fazer uso de radar, sonar, carga de profundidade, decodificação de códices, escolta aérea e formação de comboios, diminuindo a eficácia alemã. Em meados de 1941, começou a ser instalada a “Cintura do Atlântico”, que correspondia ao trecho de 1.700 milhas entre Natal e Dacar. O Brasil autorizou os USA a instalar bases aéreas nas cidades de Amapá, Belém, Natal e Recife e liberou-lhes os portos de Recife e Salvador. Ainda em meados de 1941, chegava a Natal a “Task-Force 3” dos Estados Unidos, sediando suas atividades em Parnamirim e transformando a pequena cidade de Natal no "Trampolim da Vitória". Em represália, os alemães atacaram navios brasileiros na costa americana e no Caribe. Foram a pique os navios Cabedelo, Buarque, Olinda, Arabutan, Cairu e Parnaíba. Em águas brasileiras, o submarino italiano “Bergarigo” torpedeou sem sucesso o navio Comandante Lira. Além do Bergarigo, os italianos fizeram uso dos submarinos Calvi, Capelline, Aechimedes e Da Vinci. Barcos corsários camuflados de navios mercantes supriam as necessidades dos submarinos alemães.Havia U boats que só faziam o abastecimento dos outros e eram chamados de “milchkuh” ou vaca leiteira.


Um dos poucos alojamentos contruidos pelos norteamericanos que ainda permanecem eretos na Base Aérea de Amapá
A Força do Atlântico Sul, criada pelos americanos ficou  sediada em Recife de onde partiam navios contratorpedeiros e aviões de combate da bem estruturada Divisão VP 83. A ação contra os U-boats destruiu nove unidades alemãs, duas delas na costa do Amapá: U-590(afundou 1 navio) e U-662(afundou 3 navios). No litoral da Bahia foi afundado no dia 27/9/1943, o U-161, que torpedeou e colocou a pique 19 embarcações.Os demais submarinos afundados eram: U-164, na costa do Ceará, dia 6/161943, que destruiu 3 navios mercantes; U-598, no litoral do Rio Grande do Norte, dia 23/7/1943, responsável pelo afundamento de 2 navios; U-591, no litoral da Paraiba, dia 31/7/1943, que levou a pique 5 navios; U-128, afundado no litoral de Pernambuco dia 17/5/1943,que torpedeou 12 navios; U-199, afundado dia 31/7/1943, no litoral do Rio de Janeiro,carrasco de 14 navios e o U-513, afundado dia 19/7/1943, no litoral de Santa Catarina. O total de navios afundados é de 65 unidades, inclusos 33 embarcações de empresas de navegação do Brasil. 
Avião Catalina dos Estados Unidos na Base Aérea de Natal embarcando tripulantes do submarino alemão U-598, afundado no litoral do Rio Grande do Norte dia23/7/1943.

                      O submarino U-513, patrulhava a rota Rio de Janeiro-Buenos Aires e já havia torpedeado e afundado 6 navios. Tinha 53 tripulantes, conduzia 22 torpedos e 14 minas. Encontrava-se na superficie do Atlântico quando um avião Catalina americano o surpreendeu e lançou contra ele duas bombas de 225 quilos cada uma, atingindo-o em cheio. Foi localizado pela família Schurmann, no dia 14/7/2011,no litoral norte de Santa Catarina a 75 metros de profundidade. Os Schurmann pretendem trazê-lo à tona e mantê-lo exposto em museu. O U-Boat-590, comandado pelo capitão OBLT Werner Kruer vinha sendo caçado porque afundara o navio Pelotas Lóyde. Navegava na superfície ao largo da costa do Amapá, em alto mar, dia 9/7/1943, quando o avião Catalina PBY-3, do Esquadrão PV-94 sediado em Belém, que patrulhava a região norte o avistou a 200 milhas do litoral amapaense. Ao perceber a aproximação do avião o submarino emergiu e desapareceu por cerca de uma hora. Logo depois retornou á superfície, ocasião em que o catalina mergulhou sobre ele e lançou suas bombas, atingindo-o em cheio. O U-590 foi ao fundo no ponto demarcado por 3º e 22’ de Latitude Sul e 48º, 38’ de Longitude Oeste.Restaram na superfície do oceano 5 homens e vários destroços. A tripulação do Catalina jogou ao mar várias balsas, mas apenas 2 alemães conseguiram alcançá-las. Horas mais tarde eles foram recolhidos por um navio e levados para os Estados Unidos e submetidos a interrogatórios.
Submarino alemão da lª Guerra Mundial

                        O U-Boat-662 navegava ao largo da costa do Amapá, no dia 21/7/1943, comandado pelo capitão OBLT Heinz-Eberhard Muller, a espreita do comboio T3-2, que seguia com destino aos Estados Unidos. Ele já havia afundado três navios. O Catalina 94-P-4, que dava cobertura aos navios brasileiros avistaram o submarino a 4 milhas de distância e se posicionou para o ataque. O submarino imediatamente acionou a artilharia antiaérea, conseguindo ferir o radiotelegrafista do avião. O aparelho iniciou um pique raso, já atingido pelo fogo inimigo. Mesmo com problemas no estabilizador vertical e na cantoneira exterior do casco da estação radiotelegráfica, o Catalina conseguiu despejar suas bombas sobre o submarino, atingindo em cheio o casco a bombordo, da torre de comando à frente da proa. Esta se elevou sob espessa cortina de fumaça e o submarino afundou sob mancha de óleo. Pouco tempo depois, quatro tripulantes, entre eles o capitão foram vistos na superfície do oceano. O Catalina lançou balsas, para onde nadaram os sobreviventes que foram resgatados pelo navio USS – S Siren e levados para os Estados Unidos. Bastante danificado o catalina 94-P-4 retornou a Belém com problemas hidráulicos e de comunicação pelo rádio. O submarino foi a pique na posição Latitude 3º 56’ Sul e Longitude 48º 46’ Oeste.
         

Destroços do submarino alemão U-513 afundado no litoral de Santa Catarina

Um comentário:

Paulo César disse...

creio que o submarino na verdade é da 2ª Guerra.