terça-feira, 17 de abril de 2012

PADRES ITALIANOS NO AMAPÁ : CATECISMO, ÉTICA E ESPORTE.


   Por Nilson Montoril
Padre Vitório Galliani, músico, brincalhão e devotado à juventude.Foi vigário das Paróquias de São José e Nossa Senhora da Conceição. Ajudou a fundar a Tropa de Escoteiros Católicos São Jorge, o Juventus Esporte Clube e o Ypiranga Clube.

                         Os primeiros padres italianos que chegaram ao Amapá, a partir de maio de 1948, gostavam de narrar os grandes feitos do Torino Futebol Clube, um belo time da cidade de Turim, na Itália, onde estava sediado o Pontificio Instituto das Missões Estrangeiras-PIME, do qual eles faziam parte.Todos curtiam bastante o futebol, principalmente Vitório Galliani e Ângelo Pigi. Estes dois chegaram a participar dos treinos que o Juventus Esporte Clube realizava no campo do Estádio Municipal de Macapá, ambos na condição de zagueiros. O Padre Ângelo Pigi, por ser alto, desanuviava qualquer bola lançada para a meta que defendia. Vindos de um país onde o futebol é bastante apreciado, os sacerdotes viram que o nobre esporte bretão seria utilíssimo como instrumento para atrair a garotada que vivia nas ruas, sem uma sistemática assistência religiosa, moral e esportiva. Os moleques jogavam com bolas de meia e de sernambi, haja vista que "pneu" era coisa rara por estas bandas.O Padre Jorge Basile, foi encarregado de estruturar e reger o Oratório São Luiz, um espaço que a Paróquia de São José passava a dispor para receber meninos e meninas e assim  ministrar-lhes ensinamentos preciosos de conduta social. Durante um bom periodo de tempo o Padre Vitório Galliane coordenou os trabalhos com os garoto, auxiliados pelos chefes escoteiros Humberto Álvaro Dias Santos e Expedito Cunha Ferro, o popular 91.

O Padre Jorge Basile veio atuar no Amapá como membro da Pastoral da Comunicação. Participou ativamente da fundação do Jornal "A Voz Católica" e da Rádio Educadora São José Ltda. Também foi redator e articulista de vários jornais de Macapá. Trabalhou como Professor e convenceu o Governador Ivanhoé Martins e encampar a Escola Técnica de Comércio, transformando-a no Colégio Comercial do Amapá, atual Escola Estadual Gabriel de Almeida Café.

                O chamado quintal dos Padres era dividido em duas áreas por um grande barraco feito de madeira de lei, denominado Salão Paroquial Pio XII. Na parte maior ficavam os meninos, que eram mais numerosos. Na outra parte as meninas brincavam seguindo as orientações do Padre Lino Simonelli. Nos primeiros anos de atuação no Amapá, os sacerdotes italianos foram distribuidos pelos municipios então existentes e precisaram trabalhar bastante para fazer os católicos voltarem a frequentar a igreja. Em 1948, quando os padres italianos do PIME substituíram os religiosos alemães da Congregação da Sagrada Família, na condução do catolicismo no Amapá, o campeão italiano de futebol era o AC Torino, fundado em 3/12/1906, por membros do extinto FC Torinense e dissidentes do Juventus. A famosa agremiação grená de Turim era apelidada de “Il Granata” ou “Il Toro”. Base da seleção azzurra, o Torino só precisou da inclusão de um goleiro, que não pertencia a seu elenco, para derrotar a Hungria por 3x2, no dia 11/5/1947. O 1º titulo do Torino data de1943. A participação da Itália na II Guerra Mundial impediu-a de realizar os certames de 1944 e 1945. Em 1946, o Torino voltou a conquistar o escudeto de campeão, repetindo o feito até 1949.
Delegação do Torino embarcando em avião da Panair do Brasil S.A para realizar quatro jogos no Brasil, em julho de 1948.


            Foi na condição de tetra campeão italiano que o Torino esteve no Brasil, em julho de 1948. A delegação viajou em um aparelho da Panair do Brasil e disputou 4 partidas em São Paulo: 1x1 com o Palmeiras; perdeu para o Corinthians por 2x1; derrotou a Portuguesa de Desportos por 4x1 e empatou com o São Paulo em 2x2. Em 1914, quando esteve no Brasil pela primeira vez, o Torino triunfou sobre o Corinthians por 3x0 e 2x1, firmando com o alvinegro um pacto de amizade. A camisa grená que o Crinthians usa vez por outra, é uma homenagem ao Torino. O time do Torino era tão eficiente, que, na temporada 1947/48, venceu 19 partidas dentre as 20 disputadas. Obteve 39 pontos dos 40 possíveis de serem conquistados. Em 1949, o Torino foi a Lisboa disputar uma partida contra o Benfica.

  Restos do avião que conduzia a delegação de futebol do Torino.O impacto contra a base de uma das torres da igreja foi violento.

            O retorno para Turim, estava sendo feito no avião FIAT G 212, o 5º da série a ser fabricado na Itália, quando um acidente matou todos os ocupantes do aparelho: 18 jogadores, 4 tripulantes, 3 jornalistas e 6 funcionários, no total de 31 pessoas. Depois de uma escala em Barcelona/Espanha, o avião FIAT G 212 se dirigiu para o aeroporto de Turim. Um forte nevoeiro dominava a região e o comandante da aeronave foi alertado. Entretanto, o avião colidiu com uma das torres da basílica de Turim Superga, construída no século XVIII no cume do monte que lhe empresta o nome, onde existem tumbas de muitos príncipes e reis da casa de Sabóia.
  O Torino envergando seu bonito uniforme grená e branco. Todos os atletas que aparecem nesta fotografia morreram no acidente de 4 de maio de 1949.

                        No mesmo dia do acidente, sob forte comoção, a Liga Italiana declarou o Torino campeão de 1949. Os dirigentes do clube rejeitaram a homenagem e decidiram disputar as 4 partidas restantes utilizando seus atletas juvenis. Os adversários decidiram colocar em campo seus jogadores da mesma categoria. Assim, o Torino triunfou em todas as partidas: 4x0 no Genova; 3x0 no Palermo; 3x2 no Sampdória e 2x0 no Fiorentina.A Itália perdeu naquele dia 4/5/1949, a base de sua seleção de futebol e o atleta de maior expressão mundial na oportunidade:Valentino Mazzola. O trauma sofrido redundou na formação de uma seleção que não passou da fase classificatória do mundial de 1950, disputado no Brasil. Temendo novo acidente, atletas e dirigentes viajaram em navio. A famosa formação do Torino em 1949, era: Bacigalupo; Castigliano, Ballarim, Rigamonti e Loik. Manti,Ossola, Martelli Gabeto, Moroso e Valentino Mazzola.

O time do Torino entrando em campo para enfrentar o Corinthians, em julho de 1948, em São Paulo. Baltazar e Colombo consignaram os gols do coringão, que venceu pelo placar de 2X1. Gabetto fez o gol do Torino.

            Até 2005, o Torino realizou 2.509 jogos, obteve 1.030 vitórias, 757 empates, 722 derrotas. Marco9u 2.857 gols e sofreu 2.890.É o 5º clube italiano com maior na soma de pontos: 2.857. O grande rival do Torino sempre foi o Juventus, também de Turim. A maioria dos padre italianos torcia pelo Juventus, tanto é verdade, que batizaram com este nome um time fundado no Oratório São Luiz, O Juventus Esporte Clube. O desejo deles era que a agremiação usasse camisas listradas de preto e branco,mas já existia o Amapá Clube, fundado em 1944, que possuia uniforme igual ao do Botafogo de Futebol e Regatas. Os campeonatos organizados no Oratório São Luiz eram um primor. Os times tinham designações de clubes italianos: Milam, Internazionalle, Fiorentina, Juventus, Roma. As entidades esportivas homenageadas doavam uniformes completos,redes e bolas.

O escudo do Torino

              O moleque podia ser um craque, mas se não frequentasse as aulas de catecismo e não assistisse os oficios religiosos ficava fora das competições. Fui atleta da Fiorentina, time que ainda hoje tem minha simpatia e torcida. Faz muito tempo que isso aconteceu. Entretanto, parece que ainda ouço o Padre Vitório dizendo: "che belo esquadroni era o Torino. E que maravilhoso era o Valentino Mazzola ! Que Pelé que nada! ". O Padre Vitório Galliani foi o mentor da fundação de dois grandes clubes de futebol de Macapá: Juventus e Ypiranga. O Juventus está extinto. O Ypiranga, que tem as cores da Internazionalle de Milão, permanece ativo.
                       

Nenhum comentário: